Thursday, September 19, 2013

SBB promove Seminário de Ciências Bíblicas nos EUA em Washington

                                  
SBB promove Seminário de 
Ciências Bíblicas nos EUA
Realizado pelo Ministério com Brasileiros, programa da 
Sociedade Bíblica do Brasil em parceria 
com a Sociedade Bíblica Americana.







Data: 4 e 5 de outubro de 2013 

Horário: 

Sexta-feira (4 de outubro) – 7:00 p.m. às 9:30 p.m.
Sábado (5 de outubro) – 9:00 a.m. às 6:30 p.m.

Local: Igreja Batista Brasileira em Washington DC
5671 Western Ave, NW – Washington DC – 20874

Inscrição e informações: (202) 517-1575

Investimento: U$30.00 (com direito às palestras, ao livro do Seminário, pasta, crachá, lanche e certificado)


Palestrantes: 





Lécio Dornas: Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e especialista em Educação Religiosa com foco em Andragogia, é pastor e autor de 20 livros nas áreas de estudo bíblico, devocional, educação cristã e infantil. É editor da revista Pregação & Pregadores, publicada pela Ordem dos Pastores Batistas do Brasil e gerente do Ministério com Brasileiros.





Vilson ScholzPastor e professor de Teologia Exegética, tem mestrado e doutorado na área do Novo Testamento. Consultor de Traduções da Sociedade Bíblica do Brasil, leciona também na Universidade Luterana do Brasil em Canoas (RS). É tradutor do Novo Testamento Interlinear Grego-Português (SBB) e autor de Princípios de Interpretação Bíblica (Editora da Ulbra). Reside em São Leopoldo (RS).


Dr. Roberto Alves de Souza: Pastor e professor de Teologia, tem mestrado e doutorado na área do Novo Testamento. Foi reitor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, e é professor adjunto do Gordon-Conwell Theological Seminary, Boston Campus, desde  2006, ensinando Grego, Novo Testamento , Exegese no Livro de Atos e Interpretação do Novo Testamento.

O Seminário de Ciências Bíblicas – iniciativa mantida há mais de uma década pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) – ganhará, nos dias 4 e 5 de outubro, uma edição nos Estados Unidos. Realizado por intermédio do Ministério com Brasileiros, o evento acontece na Igreja Batista Brasileira, na capital americana. Entre os temas a serem abordados, os participantes poderão conhecer mais sobre o surgimento da Bíblia, a transmissão do seu texto, a história de sua tradução e o seu uso na missão e na igreja local.

Organizados desde o ano 2000, esses encontros visam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Livro Sagrado. Para isso, reúne palestras que abordam aspectos sobre tradução da Bíblia e sua história, bem como a aplicação dos ensinamentos do Livro Sagrado em diferentes setores sociais, na igreja, na família e na escola, entre outros.

“Além de contribuir para um estudo mais aprofundado da Palavra de Deus, este evento será uma oportunidade de estreitarmos o relacionamento com a Igreja local”, avalia Lécio Dornas, gerente do Ministério com Brasileiro e um dos palestrantes. Também estão confirmados como preletores, os especialistas Vilson Scholz e Roberto Alves de Souza.

Lançado em 2012, o Ministério Brasileiro é um programa especial da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), que conta com o apoio da Sociedade Bíblica Americana (SBA). Tem por objetivo disponibilizar as Escrituras Sagradas em português para os brasileiros que residem nos Estados Unidos – uma população estimada em 2 milhões de pessoas. Lécio Dornas, escolhido pelas organizações dos dois países para gerenciar o programa, visita as comunidades brasileiras naquele país para verificar as necessidades de Escrituras que devem ser supridas. 

Confira as palestras programadas:

Ø   A Bíblia, sua natureza, funções e finalidade: Essa palestra aborda a importância da Bíblia Sagrada, o livro mais traduzido e lido de todos os tempos. Regra de fé e de vida dos cristãos, a Bíblia é lida, pregada, discutida e vivida. No entanto, raramente seu leitor faz uma pausa para perguntar: Que livro é esse? Quais são as suas funções? Aonde esse livro quer nos levar? Qual é a sua finalidade? E são justamente esses os questionamentos levantados pelo palestrante durante o painel.

Ø   A formação do cânon bíblico: A partir do século IV, a palavra cânon, que originalmente significa cana ou junco, passou a identificar também as Escrituras, o conjunto de livros normativos para a fé e a vida dos cristãos. A palestra discorre sobre as duas posições a respeito da formação do cânon – se um processo puramente humano ou obra divina –, recorrendo a vários estudos que confirmam a segunda premissa.

Ø   A transmissão do texto bíblico: A Bíblia, escrita em hebraico, aramaico e grego, é uma coleção de livros que ficou pronta há mais ou menos dois mil anos. Se hoje os textos originais são traduzidos, cabe perguntar: Como esses textos foram preservados? Onde estão publicados? Como ter acesso a eles? Esta palestra, que inclui temas relacionados com paleografia, arqueologia e crítica textual, procura mostrar como a Bíblia foi transmitida, desde o tempo dos profetas e apóstolos, até os dias de hoje.

Ø   Traduções da Bíblia: Aborda os princípios de tradução, de equivalência formal e equivalência funcional ou dinâmica, relacionando os aspectos que influenciaram essas versões. Entre as razões para o avanço das traduções, destaque para o desenvolvimento, pelas Sociedades Bíblicas Unidas, de edições contendo os textos originais, o engajamento de tradutores nativos e o uso de computadores. Esse trabalho possibilitou a transmissão da mensagem bíblica a milhões de pessoas que antes não podiam ser alcançadas com a Palavra de Deus.

Ø   A Interpretação da Bíblia para o homem de hoje: A interpretação da Bíblia deve levar em consideração as distâncias cronológica, geográfica e cultural. É preciso atender a alguns requisitos como, por exemplo, crer que a Bíblia é a Palavra de Deus. Faz-se necessário, também, que sejam atendidos determinados princípios: contexto; histórico, gramatical, teológico e prático.

Ø   A Bíblia e o seu uso nas igrejas: A partir da constatação de que o conhecimento da Palavra de Deus ainda é pequeno, a palestra chama atenção para a necessidade do uso da Bíblia na vida das igrejas, ensinando, por exemplo, como podem se valer da fartura de materiais bíblicos em suas atividades de evangelização.


No comments:

Post a Comment